Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A vitória de Monte Castello

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 18h31 | Acessos: 979
imagem sem descrição.

Falar da tomada de Monte Castelo é lembrar da mais importante vitória brasileira na Segunda Guerra Mundial. É entender que esta conquista contribuiu não somente para a expulsão dos inimigos na Itália, mas também para o fim da Guerra. É lembrar da força, da garra e da determinação dos mais de 25 mil pracinhas que foram enviados para a Europa para lutar junto aos aliados. É entender que o Brasil foi o único país da América Latina a chegar no local da conquista.
Há 78 anos, estes soldados brasileiros, que integravam a Força Expedicionária Brasileira (FEB), conseguiram derrubar a fortaleza alemã. A vitória foi fato decisivo para  expulsão definitiva do exército nazista, permitindo o avanço das forças aliadas. Uma batalha que durou três meses em um total de quatro ataques durante o período.
Os reflexos da bravura destes pracinhas são lembrados e comemorados até hoje. Na Itália, por exemplo, existe um monumento em homenagem aos heróis soldados da FEB. No Brasil, foi construído o mausoléu dos Heróis da Pátria, localizado no Rio de Janeiro.
Em Brasília, a homenagem aconteceu no dia 27 de fevereiro e contou com a participação dos eternos pracinhas: coronel Nestor e capitão Borges e do subcomandante do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Edson Skora Rosty e do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes. Em suas palavras, reforçando a importância da data e do evento, o Comandante do CMP, General Dutra ressaltou que “estudar o passado é a certeza de garantia do nosso futuro”.
Parabéns aos nossos heróis, que com o sacrifício da própria vida serviram como exemplos aos Soldados de Caxias.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página