Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Bandeira Nacional

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 17h41 | Acessos: 806

No domingo, seis de agosto, aconteceu a solenidade de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, na Capital Federal. O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Planalto (CMP), realizou a tradicional cerimônia cívico-militar, que acontece no primeiro domingo de cada mês. O objetivo é  preservar o Pavilhão Nacional e estimular na sociedade a prática do civismo e do culto aos símbolos nacionais.
O evento foi presidido pelo General de Exército Achilles Furlan Neto,  Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; acompanhado do General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, Comandante Logístico; do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; do General de Exército Valério Stumpf Trindade, Presidente da FHE/POUPEX; do General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto e de outras autoridades civis e militares.
O hasteamento, realizado ao som do Hino Nacional juntamente com a salva de 21 tiros de canhão, contagiou quem estava presente no local. A banda de música do Batalhão da Guarda Presidencial também conduziu o Hino à Bandeira durante o arriamento do pavilhão substituído.
Além disso, o coral do Colégio Militar de Brasília esteve presente e apresentou várias canções da Música Popular Brasileira. Ao lado da praça, acontecia também uma exposição com diversas viaturas militares. O CMP também preparou uma pista de orientação e de corda para receber a família militar e os civis que passavam pelo local.
A Bandeira
Hasteado no Planalto Brasileiro, o Pavilhão Nacional é substituído mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, além da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
A Bandeira possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da Federação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página