Troca da Bandeira 2024
CMP realiza cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional
No dia 04 de agosto, a Praça dos Três Poderes, na Capital Federal, foi palco da tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional. O evento foi realizado pelo Comando Militar do Planalto e destacou a importância dos valores nacionais e o respeito aos símbolos que representam a soberania do Brasil.
O evento foi presidido pelo General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante de Operações Terrestres; acompanhado do General de Exército Marcelo Arantes Guedon, Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; do Major-Brigadeiro do Ar Jefferson César Darolt, Comandante do 6° Comando Aéreo Regional; do General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto; do Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante do 7° Distrito Naval; do Doutor Alexandre Rabelo Patury, Secretário Executivo de Segurança Pública do Distrito Federal; da Coronel QOPM Ana Paula Barros Habka, Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal; do Coronel QOBM Sandro Gomes Santos da Silva, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e de outras autoridades civis e militares.
O coral do Colégio Militar de Brasília esteve presente e apresentou canções da Música Popular Brasileira.
Ao lado da praça, aconteceu uma exposição de diversas viaturas militares, apresentação da Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e atividades para o público infantil.
A Bandeira
Hasteado no Planalto Brasileiro, o Pavilhão Nacional é substituído mensalmente em formato de rodízio, executado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, além da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
A Bandeira possui um mastro de 100 metros de altura e 24 hastes em círculo, simbolizando a convergência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da Federação.