Militares do CMP treinam para atuar no Complexo da Maré
No período de 30 de março e 2 de abril, militares de Brasília, Palmas, Jataí e Urberlândia realizaram treinamento para integrarem a Força de Pacificação que atuará no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de 1.000 militares estão realizando os treinamentos nas cidades de Jataí (GO) e Urbelândia (MG).
O Complexo da Maré é formado por 16 comunidades, onde moram cerca de 130 mil pessoas. A Força de Pacificação está no local desde o dia 5 de abril do ano passado, quando 2,7 mil militares ocuparam a área. As tropas federais serão substituídas por policiais militares para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em transição que deverá ser concluída até o fim de junho.
O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, o General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, futuro Comandante da Força de Pacificação da Maré e o General de Brigada Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliviera, 2º Subchefe do COTer, acompanharam o exercício final de preparação para a missão.