Passagem de Comando do CMP
No dia 4 de dezembro, ocorreu a Solenidade Militar de Passagem de Comando do Comando Militar do Planalto. O General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho passou o comando para o General de Divisão Cesar Leme Justo. Natural de Itu, São Paulo, o General Leme incorporou às fileiras do Exército em 1975, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende, Rio de Janeiro. Ascendeu ao último posto em 25 de novembro de 2012. O General Racine segue para a reserva.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Prestigiaram o evento antigos comandantes do CMP, Generais do Alto Comando do Exército, militares de outras forças, além de autoridades civis e estrangeiras.
O Comando Militar do Planalto possui as seguintes missões: contribuir com a missão do Exército Brasileiro na Defesa da Pátria, na Garantia dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem; participar de operações internacionais e de ações subsidiárias; e realizar a Guarda e a Segurança Presidencial e o Cerimonial Militar da Presidência da República.
Esse peculiar Comando Militar de Área possui como área de responsabilidade os estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, além da região do Triângulo Mineiro. O Comando Militar do Planalto é constituído por três Grandes Comandos: a 11ª Região Militar, a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e o Comando de Operações Especiais; além de sete Organizações Militares diretamente subordinadas:
- 1º Regimento de Cavalaria de Guardas;
- Batalhão da Guarda Presidencial;
- Batalhão de Polícia do Exército de Brasília;
- Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto;
- 7ª Companhia de Inteligência;
- 2º Batalhão de Engenharia Ferroviário; e
- 6º Grupo de Mísseis e e Foguetes
Com o lema “Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade!”, os militares do Comando Militar do Planalto buscam cumprir de forma exemplar suas atribuições nas vertentes: Segurança e Cerimonial Militar; Logística; e Preparo e Emprego para as atividades previstas na Constituição Federal.
A seriedade, o respeito às normas, a dedicação e a responsabilidade, predicados típicos dos bons profissionais, aliado ao entusiasmo de cumprir as missões de forma dinâmica e espontânea ilustram esse lema, que também faz referência à tradição presente nos uniformes históricos do Batalhão da Guarda Presidencial, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e da Bateria Caiena do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, e à modernidade das tecnologias empregadas pelo Comando de Operações Especiais, dos armamentos e munições do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, e do “Guarani”, novo Carro de Combate sobre rodas do Exército Brasileiro, que começou a mobiliar as Organizações Militares da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, no contexto do Processo de Transformação do Exército Brasileiro.