I Reunião Interagências Olimpíadas 2016
No dia 27 de janeiro, o Comando Militar do Planalto, por meio do Centro de Coordenação de Defesa de Área de Brasília (CCDA/Brasília), realizou a 1ª Reunião Interagências em preparação às Olimpíadas de 2016. O evento iniciou com um almoço de confraternização, seguido de uma foto oficial e da reunião propriamente dita.
As Operações Interagências são uma interação das Forças Armadas com outras agências, com a finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços para a consecução de objetivos ou propósitos convergentes que atendam ao bem comum, evitando a duplicidade de ações, a dispersão de recursos e a divergência de soluções com eficiência, eficácia, efetividade e menores custos.
Estiveram presentes na reunião, militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e integrantes que compõem o Eixo Defesa, Segurança e Inteligência.
A reunião teve como principal objetivo debater avaliações de risco, ativar os grupos de coordenação no âmbito do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR), conforme planejamento do Governo Federal, entre outros assuntos.
A atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos seguirá o mesmo padrão já adotado nas Copas da Confederação, em 2013, e na Copa do Mundo de 2014; e na Jornada Mundial da Juventude. Nesses grandes eventos, as ações dividiram-se em eixos estratégicos, tais como Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo; Fiscalização de Explosivos; Segurança e Defesa Cibernética, Prevenção e Combate ao Terrorismo (incluindo atividades de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – DQBRN), além da força de contingência.