CMP no Dia de Mobilização contra o Aedes aegypti
No Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, 13 de fevereiro, 18 mil militares das Forças Armadas atuaram no Distrito Federal (DF). Uma cerimônia de abertura dos trabalhos foi realizada na cidade de Brazlândia com a presença do Ministro do Banco Central, Alexandre Tombini; do Vice-Governador em exercício, Renato Santana; do Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Riyuzo Ikeda; e de outras autoridades civis e militares.
O Ministro Alexandre Tombini destacou que a ação envolve 220 mil militares das Forças Armadas em todo País e que a grande mobilização nacional é apenas a parte visível do esforço dos órgãos públicos contra o mosquito e tende a continuar por muito tempo. O Ministro ainda citou as palavras do Comandante da 11ª Região Militar: “Como melhor diria o General Ikeda: para vencer a melhor guerra é preciso recursos, coordenação, planejamento e, sobretudo, o apoio da população”.
A grande mobilização corresponde à segunda etapa do enfrentamento à proliferação do mosquito, uma fase voltada para o esclarecimento e conscientização da população. Os militares do Comando Militar do Planalto apresentaram palestras, visitaram residências e também atuaram no combate direto à larva do mosquito. Mais duas etapas estão previstas: uma para a erradicação de focos de proliferação do Aedes aegypti e outra para conscientização e motivação dos estudantes nas escolas.