Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

3º Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 14h06 | Acessos: 1761
imagem sem descrição.

Em cinco dias de palestras, foram apresentados pelo menos 10 painéis sobre o tema

Entre os dias 7 e 11 de agosto, o Comando Militar do Planalto (CMP) realizou o 3º Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar. A atividade, voltada para estudantes da área jurídica, professores, membros do Judiciário, integrantes das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, contou com mais de 120 participantes. Além de proporcionar a difusão do tema e suas peculiaridades, a atividade visou, ainda, apresentar o funcionamento da Justiça Militar da União e das Organizações Militares, proporcionando maior integração entre o Exército Brasileiro e a sociedade.

Durante os cinco dias de palestras, foram abordados pelo menos 10 diferentes assuntos ligados a esse segmento do Direito, como os crimes militares e a competência da Justiça Militar; Direito internacional dos conflitos armados; a experiência da Justiça Militar no Haiti; e a atuação da Promotoria da Justiça Militar.

Abrindo a semana, no auditório do CMP, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, palestrou sobre os pilares básicos da profissão militar, com seus valores éticos e morais; a organização e as missões constitucionais do Exército; além de esclarecer sobre o emprego de tropas nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

O Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, em sua explanação, demonstrou as particularidades da Justiça Militar da União, com suas atribuições e participações na sociedade. A Ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, primeira mulher a compor o colegiado do órgão, apresentou termos da legislação que rege crimes praticados por militares contra civis nas operações de GLO.

Compuseram, ainda, o quadro de palestrantes o 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Altair José Polsino; o Comandante da Artilharia Divisionária/1, General de Brigada Adilson Carlos Katibe; o Comandante do Comando de Operações Especiais (COpEsp), General de Brigada Sergio Schwingel; O comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, Coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva; o Adjunto da Assessoria 2 do Gabinete do Comandante do Exército, Coronel Eduardo Bittencourt Cavalcanti; os Juizes-Auditores da 11ª Circunscrição Judiciária Militar, Dr. Alexandre Augusto Quintas e Frederico Magno de Melo; e o Promotor da Justiça Militar Dr. Jorge Augusto Caetano de Farias.

Os participantes do Ciclo também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do STM, do Batalhão da Guarda Presidencial, do Comando de Operações Especiais, em Goiânia, e, por fim, do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.

 

Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página