Cerimônia marca a abertura dos JDE 2018
Com a presença de cerca de 700 atletas de oito Comandos Militares de Área, nesta segunda-feira, 15 de outubro, foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Desportivos do Exército (JDE) 2018.
O comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, presidiu a solenidade e declarou aberto os jogos, ressaltando a importância do incentivo ao esporte. “Os Jogos Desportivos do Exército têm a missão de desenvolver e consolidar valores que são próprios do militar e do esporte, como a disciplina, lealdade e camaradagem, ajudando também a fomentar a prática esportiva, revelando novos talentos”, afirmou.
Para o presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, a competição, além de incentivar a preparação física do militar é fundamental na manutenção da operacionalidade. “Nos reunimos pela nona vez para um exercício operacional, maior evento esportivo militar da Força”, destacou.
Segundo o General Allão o desporto militar tem revelado grandes atletas ao longo dos anos em várias competições mundiais. “Esperando detectar novos talentos para compor equipes representando o Brasil nos Jogos Mundiais Militares em 2019, na China, assim como nas Olimpíadas de Tóquio em 2020”, enfatizou.
Militares de todo o país estão reunidos em Brasília, até o dia 20 de outubro, para disputas, nas categorias masculino e feminino, em oito modalidades esportivas: atletismo, tênis, voleibol, pentatlo militar, hipismo, orientação e tiro.
Encerrando a cerimônia, uma apresentação de salto livre realizada por militares da Companhia de Precursores Paraquedistas e Equipe de Salto Livre, Os Cometas.
Importância do esporte
Após a abertura dos JDE, todos os presentes se dirigiram ao Teatro Pedro Calmon, onde puderam receber informações sobre a competição. O general Allão salientou a importância do esporte para os militares. “Todos estão de parabéns por escolherem ser atletas. O respeito ao adversário é um valor essencial. Tenho certeza de que no sábado, sairemos todos vitoriosos daqui", afirmou.
Ao dar as boas vindas aos atletas, o Comandante Militar do Planalto (CMP), General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, ressaltou todo o empenho do CMP para a recepção das delegações. "É uma satisfação muito grande para o CMP receber esse evento tão importante para o Exército. As Organizações Militares (OM) hospedeiras estão prontas e em condições para receber todos os competidores" disse.