Atletismo: três dias de espírito esportivo
Passos curtos, respiração cronometrada e vinte e cinco voltas na pista de 400 metros sob o sol do Planalto Central. A prova de 10 mil metros, considerada a mais exigente da competição, foi realizada nesta quinta-feira, 18, e último dia de competição de atletismo. Na última volta, já com a respiração ofegante e corpo cansado, nas mãos o orgulho: a bandeira da arma de artilharia do Exército Brasileiro, lá, na reta final, está o 2º Sargento Eurico Franco Soares, representante do Comando Militar do Oeste. O corpo marcado pelos treinos não revela a idade, 47 anos que, segundo ele “foram muito bem vividos”. O sol do cerrado não intimidou o corredor que já participou de diversas competições internacionais. “Tenho muito orgulho de onde vim e lá, onde treino, o sol é bem parecido e isso me favoreceu”, disse. A paixão pelo esporte começou aos oito anos de idade, ainda na escola. Hoje, o currículo das competições não cabem em dois minutos de conversa, mas o orgulho está marcado em todos os momentos de sua vida.
O 2º sargento é uma inspiração para os demais presentes. Ao cruzar a linha de chegada, a salva de palmas de atletas de todos os Comandos Militares de Área representou a união que o esporte representa. As superações e o espírito esportivo estiveram presente em todos os momentos das quinze provas do atletismo que aconteceram durante os três dias. Nesta quinta-feira, os olhares entre os companheiros de provas eram de que todos já eram vencedores. Os verdadeiros consagrados nas provas subiram ao pódio e receberam os cumprimentos do General de Divisão e Comandante Militar do Planalto, Sérgio da Costa Negraes; e do General de Brigada e Presidente da Comissão de Desporto do Exército, André Luiz Ribeiro Campos Allão. Para o Presidente do CDE, os JDE foram além do esperado. “Tivemos atletas muito bem treinados e a competição foi de altíssimo nível. Finalizamos o dia de hoje como nos dois dias anteriores com excelentes resultados”, afirmou.
O Comando Militar do Leste subiu ao pódio nas provas de 100 metros e 200 metros rasos. O Comando Militar do Sul foi representado nas medalhas de ouro nas provas de arremesso de peso e 400 metros com barra. O grande vitorioso do dia foi o Comando Militar do Planalto que conquistou as provas de 1.500 metros, 10 mil metros e o revezamento 4x400.