Oficial engenheiro civil participa da prova de hipismo
Apesar de não ser da arma de cavalaria, o 2º Tenente Antônio Carlos Elmor Ladcani Cardoso de Godoy, foi um dos atletas a representar o Comando Militar do Sudeste (CMSE), na modalidade hipismo, nos Jogos Desportivos do Exército 2018.
Formado em Engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP). Incorporou as fileiras do Exército em 2017 ao participar do concurso para Oficial Técnico Temporário (OTT) e hoje está lotado no 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato” (2º BE Cmb), em Pindamonhangaba (SP).
A paixão pelos cavalos vem desde criança. Aos 14 anos frequentou aulas de equitação no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RC Mec), em Pirassununga (SP). A partir daí, fez vários cursos na área de equitação a fim de se aperfeiçoar na modalidade.
Por se tratar de um esporte caro, ele conta que no início comprava material de segunda mão e a ração para o cavalo conseguia através de patrocínio, tendo em vista os bons resultados que obtinha nas competições. O apoio da família foi fundamental, principalmente da sua mãe. “Minha família não tinha um bom poder aquisitivo e minha mãe deixava de fazer as coisas para ela, para me ajudar. Se minha mãe não estivesse comigo desde o início, eu não teria feito nada”, revelou.
No entanto, a carreira profissional falou mais alto e precisou se afastar do esporte para se dedicar aos estudos. Ao entrar para o Exército Brasileiro, o Tenente novamente teve a oportunidade de retornar às pistas de hipismo.
Dentre os campeonatos que participou, sagrou-se bicampeão paulista de hipismo em 2002, campeão e vice-campeão do Concurso de Salto Internacional (CSI) Agromen, também em 2002 e campeão da oitava etapa do Campeonato de Salto da Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural, em 2018.