Cerimônia nos Dragões da Independência encerra os JDE
"Sou capaz da vitória humilde e da nobre derrota. Enriqueço minha alma, dignificando o meu corpo. Tenho no esporte um amigo mais certo e leal". Com o trecho do texto O Alteta, de autoria desconhecida, o chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), General de Brigada André Luiz Campos Ribeiro Campos Allão, ressumiu o papel de todos os participantes dos Jogos Desportivos do Exército (JDE). A homenagem ocorreu durante a Cerimonia de Encerramento da edição deste ano, realizada no 1o. Regimento de Cavalaria de Guardas - "Dragões da Independência", em Brasília/DF. "Terminamos esses Jogos mais fortalecidos do que começamos. No final todos saímos vencedores. Somos todos campeões", completou o General.
Em seguida o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, declarou encerrados os JDE 2018. Antes, foram entregues premiações às delegações campeãs em cada modalidade. Na orientação, o Comando Militar do Sul (CMS) ficou em primeiro lugar. O CMS também foi o melhor colocado no pentatlo militar. No voleibol, o Comando Militar do Oeste (CMO) foi o primeiro colocado. E no tiro, no atletismo, no hipismo, no judô e no tênis o vencedor foi o Comando Militar do Planalto (CMP). Com isso, o CMP ficou em primeiro lugar geral nos Jogos Desportivos do Exército deste ano. O troféu foi recebido pelo Comandante do CMP, o General de Divisão Sérgio da Costa Negraes.
A solenidade contou ainda com apresentação da Banda Marcial do Exército e da Fanfarra dos Dragões da Independência. A chama olímpica foi apagada pelo Sargento Claudinei Nitsch - o atleta recordista em medalhas nos JDE 2018. O representante do Comando Militar do Sul (CMS) recebeu quatro premiações na modalidade orientação: primeiro lugar no geral individual, medalha de prata no individual percurso médio e no individual percurso longo. E o bronze na disputa por equipes. "Foram provas que exigiram velocidade, além dos preparos técnico e físico", contou. Para ele é gratificante representar o Comando de Área nos Jogos. "Agora vamos nos preparar para o sul-americano de orientação em novembro, no Uruguay, em que vou levar o nome do Exército e do Brasil", finalizou. Após o evento, aletas, comissões técnicas e convidados foram recebidos num almoço.