Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cerimônias marcam comemorações do SAREx

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 13h39 | Acessos: 1994
imagem sem descrição.

O Comando Militar do Planalto (CMP) realizou, nos dias 13 e 15 de fevereiro, cerimônias religiosa e militar em comemoração ao Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro (SAREx). As solenidades homenagearam o Patrono, Capitão Antônio Álvares da Silva - o Frei Orlando, e a vida daqueles que, com sua vocação religiosa, têm colaborado na assistência junto aos soldados, à família militar e à sociedade civil no Brasil e no exterior.

No dia 13, um culto ecumênico em Ação de Graças foi realizado no Oratório do Soldado. Celebrado pelo Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada, João Denison Maia Correia, pelo Capelão do CMP, Capitão Diego Baltz e pelo Capelão da 11ª Região Militar, 1º Tenente  Ailton Sanches Júnior, a cerimônia reuniu  militares de toda a guarnição de Brasília. O culto ecumênico contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão, Sérgio da Costa Negraes.

Encerrando as solenidades, no dia 15 de fevereiro, foi realizada no pátio Rosa da Fonseca, no Quartel General do CMP, uma formatura alusão ao Patrono do Sarex. Como forma de tributo, uma corbélia de flores foi depositada em frente a imagem de Frei Orlando e os  integrantes do SAREx desfilaram junto com a tropa. 

Estiveram presentes na solenidade militar, além dos Comandantes do CMP e da 11ª Região Militar, o Arcebispo Ordinário Militar Dom Fernando José Monteiro Guimarães; o General de Divisão, Carlos Roberto Figueira Uchôa; o General de Divisão Cyro Leonardo de Albuquerque; o Diretor do Serviço Militar, General de Divisão, Angelo Kawakami  Okamura; o Diretor de Planejamento e Gestão orçamentária,  General de Brigada, Aires de Melo Jurema e o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada, Marco Auréilo de Almeida Rosa.

História

O SAREx tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e aos civis em serviço nas Organizações Militares e às respectivas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas no Exército.

Oficialmente, a assistência religiosa às Forças Armadas foi criada, no Império, pelo Decreto nº 747, de 24 de dezembro de 1850. O Exército Brasileiro instituiu o dia 13 de fevereiro como o Dia do Serviço de Assistência Religiosa, em respeito a data de nascimento de Frei Orlando.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página