HMAB celebra 59 anos de criação
No dia 28 de junho foi realizada uma formatura em comemoração ao Aniversário do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), que completou, no dia 29 de junho, 59 anos de sua criação. A tropa, composta pelos militares de saúde e da parte administrativa do hospital com a participação da banda do Batalhão da Polícia do Exército, desfilou em continência ao General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Antigo Comandante do Exército, a pedido do General de Exército Marco Antônio de Farias, Ministro do STM, que declinou da prerrogativa de receber a continência da tropa em deferência ao ilustre convidado.
O evento contou ainda com a presença do General de Exército Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, do General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, do General de Exército Araken de Albuquerque, Presidente da FHE e da POUPEx, do General de Divisão Ângelo Kawakami Okamura, Diretor de Serviço Militar, do General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, do General de Divisão Alexandre Falcão Corrêa, Diretor de Saúde, do General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar, do Coronel Roosevelt Louback de Carvalho, Diretor do HMAB, além do Cel Nestor da Silva, Combatente da FEB e de outras autoridades militares e civis.
O Cel Roosevelt em seu discurso relembrou que o hospital foi fundado um ano antes da fundação de Brasília e que no ano de sua inauguração era apenas um posto médico e que em 1963, transformou-se em um hospital de guarnição, vinte anos depois em um Hospital Geral e em 2010, assumiu o atual status de Hospital Militar de Área. E ainda ressalvou que nesta data festiva, se possa relembrar todo esforço das pessoas que já serviram o hospital e deixaram sua contribuição profissional e pessoal, em que se pode observar tudo que já foi conquistado e evoluído em prol do bom atendimento da família militar. Essas palavras foram reforçadas pelo Gen Ex Farias, que agradeceu o desempenho e esforço da tropa, que atua nas mais diversas situações em saúde no aspecto operacional e ambulatorial.
Em sua trajetória o hospital teve 20 diretores antes do atual dirigente. O General de Divisão Túlio Fonseca Chebli, Antigo Diretor do HMAB, relata que sua experiência na função foi muito gratificante e honrosa e que teve a oportunidade de fazer muitos amigos e se sente inteiramente grato ao Gen Ex Santa Rosa, Chefe do Departamento-Geral de Pessoal na época. O General Túlio, que além de ter sido Diretor do HMAB, do HFA e Diretor de Saúde e ter atuado como Comandante do Curso de Saúde da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, também contribuiu com a nossa saúde como autor dos livros: “O erro médico sob a ótica civil penal e ética”e “Da metapsíquica à parapsicicologia e Metamorfose – poesia e crônica”.
Atualmente o HMAB atende cerca de vinte e um mil usuários nas clínicas médicas e do ABAS (Atendimento Básico de Saúde) e aproximadamente onze mil pacientes na odontologia mensalmente. O público atendido no hospital são militares e dependentes, pensionistas, antigos combatentes da FEB, servidores civis e dependentes.
Fonte: HMAB