Treinamento de Evacuação em caso de Incêndio no HMAB
No dia 30 de novembro, foram detectados sinais de fumaça na área da garagem do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), a equipe do hospital acionou a sirene de incêndio e começou de imediato a tomar as providências de evacuação, além de acionarem o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) para combater as chamas.
O relato acima não foi um incêndio real, mas poderia ter sido. O HMAB tem realizado diversas atividades de prevenção para casos de incêndio, como atualização do Plano de Combate ao Incêndio, Estágio de Combate a Princípio de Incêndio para seus militares, Treinamentos de Evacuação por setores, e no dia 30 de novembro (sábado), o hospital mobilizou grande parte do seu efetivo para fazer um Treinamento de Evacuação em caso de Incêndio, que contou com a participação de 436 pessoas.
O TIME HMAB se reuniu para o treinamento, todos foram para os seus setores como se estivessem trabalhando normalmente, e foram simuladas algumas situações com pacientes fictícios na Internação e no Centro Cirúrgico. Às 09h30, com o apoio da equipe de brigadistas da Base do Quartel-General do Exército, foi realizada uma simulação de fumaça na área da garagem do hospital e foi iniciado o treinamento de evacuação.
Contamos também com o apoio do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar na coordenação do treinamento e do CBMDF, que já havia sido avisado da simulação e após acionado, chegou ao hospital em 5 minutos e 52 segundos.
Na simulação foram evacuadas 395 pessoas, sendo que as 41 pessoas que ficaram estavam entre militares e pacientes reais que não foram envolvidos no treinamento. O efetivo levou 03 minutos para a evacuação, com o tempo total de evacuação com contagem de efetivo dentro e fora do hospital de 16 minutos.
A atividade foi de suma importância para que o TIME HMAB tenha mais segurança e esteja apto para atuar frente a situações que envolvam incêndios e também para que fossem detectados os pontos que podem ser melhorados. O CBMDF elogiou a simulação e o nível de conhecimento da equipe.
Fonte: HMAB