Passagem do Cargo de Adjunto de Comando do CMP
No dia 17 de agosto, o Comando Militar do Planalto realizou a solenidade de passagem do cargo de Adjunto de Comando do Subtenente Eberlei Chaves da Silva para o 1º Sargento Raphael Henrique Estevão.
Na oportunidade foi lida a Referência Elogiosa consignada ao ST Eberlei e inaugurado o retrato, instituído com a finalidade de preservar a história da Organização Militar e homenagear os que se dedicaram ao cumprimento da missão. O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda entregou ao ST Eberlei a miniatura do Facão Lobo-Guará, como forma de reconhecimento e agradecimento. Ele foi o segundo militar a exercer o cargo de Adjunto de Comando do Comando Militar do Planalto, assumindo a função em 2018, durante o Comando do General de Exército Sérgio da Costa Negraes.
O 1º Sargento Estevão, Adjunto de Comando substituto, é da Arma de Infantaria e concluiu a Escola de Sargentos das Armas na turma de 2000. Anteriormente, ocupava a função de Auxiliar do Estado-Maior de Pessoal do CMP.
A cerimônia também contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do CMP, Coronel Claudio Alexandre de Almeida Freitas, dos Chefes, Subtenentes e Auxiliares de Seções e Adjuntos de Comando da 11ª Região Militar e da Base de Administração e Apoio do CMP.
A função de Adjunto de Comando foi criada pela Portaria Nº 103, do Estado-Maior do Exército, de 22 de maio de 2015 e tem destacado subtenentes e primeiros-sargentos com liderança reconhecida, competência profissional e perfeita conduta pessoal, contribuindo para a gestão das organizações militares. Tem como atribuições divulgar a ética e os valores militares, fortalecer os padrões de comportamento militar, facilitar a comunicação entre o Comando e as praças, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, instrução e do bem-estar, incluindo o da Família Militar e em outros que envolvam as praças.