Estágio de Manutenção de Equipamentos de Mergulho
Araguari (MG) - O 2º Batalhão Ferroviário (2º BFv) - Batalhão Mauá, através do Centro de Instrução de Engenharia, realizou o Estágio de Manutenção de Equipamentos de Mergulho (EMEM) 2020, desenvolvido em duas fases, sendo a primeira, na modalidade EAD, de 20 de julho a 7 de agosto, e a segunda, presencial, de 10 a 21 de agosto.
A abertura oficial da Fase Presencial foi realizada pelo General de Brigada Marcus Vinícius Fontoura de Melo, Diretor de Material de Engenharia, que destacou a importância da mentalidade de manutenção dos equipamentos empregados nas diversas Organizações Militares Específicas de Mergulho (OMEM).
O EMEM 2020 teve a participação de 18 militares de OM de Engenharia, Operações Especiais, Aviação do Exército e Logística, além de 2 militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. Durante o estágio, foram abordadas técnicas de manutenção e operação de equipamentos de Mergulho Autônomo, empregado pelas diversas OMEM, e também dos Equipamentos Dependentes, recebidos recentemente pelo CI Eng para uso específico em Trabalhos de Engenharia.
No escopo do Estágio, foram abordadas, pela primeira vez, novas configurações de equipamentos para Mergulho de Engenharia, tais como ferramentas subaquáticas, roupas secas, máscaras tipo full face com fonia, e side mounted (cilindros montados lateralmente), que ora incrementam a capacidade técnica de mergulho no Exército Brasileiro.
Os concludentes da atividade estão aptos a executar e coordenar atividades de manutenção dos diversos equipamentos de mergulho, e ainda daqueles utilizados no apoio às atividades subaquáticas, como compressores de baixa e alta pressão, botes e estações de sistemas de comunicação subaquática. Podem, ainda, ministrar instruções relativas ao assunto, em estágios de área, seguindo diretriz atual da Diretoria de Material de Engenharia.
Fonte: 2º BFv