Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exercício Lobo-Guará Jogos de Guerra do CMP 2020

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 18h20 | Acessos: 586
imagem sem descrição.

O Comando Militar do Planalto (CMP) realizou entre os dias 21 e 25 de setembro o Exercício Lobo-Guará - Jogos de Guerra 2020. A atividade é um treinamento tático, sem tropa no terreno, apoiado por meios eletrônicos e cartográficos de simulação, cuja finalidade é elevar o nível de adestramento das Organizações Militares (OM) nos processos de tomada de decisão em um cenário de operações, além de capacitar profissionalmente os militares envolvidos e valorizar os recursos humanos.
De acordo com o Coronel Eric Cardoso dos Santos, Chefe do Centro de Operações do CMP, o Exercício foi importante, permitindo o adestramento do Estado-Maior da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) e suas OM diretamente subordinadas, cumprindo os objetivos de adestramento do Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres (PIM COTER), que consistem na realização da marcha para o combate e  ataque coordenado. “Contamos ainda com o apoio da Divisão de Simulação e do Centro de Doutrina do COTER”, concluiu.
O Exercício é de dupla ação e se consolida como uma das melhores ferramentas de adestramento para operações ofensivas e defensivas e de natureza peculiar entre tropas amigas e inimigas. As OM participantes divididas em Partido Azul e Partido Vermelho devem trabalhar todas as suas funções de combate, tais como movimento e manobra, inteligência, comando e controle, fogo, proteção e logística.
Toda a execução é dirigida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, que acompanha os dois lados da ação a partir das informações e conduções táticas formadas por oficiais superiores do Estado-Maior do CMP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página