Videoconferência debate sobre crimes eleitorais
O Comando Conjunto Planalto (C Cj P) realizou, nesta sexta-feira (13), uma videoconferência com os grandes comandos e Organizações Militares diretamente subordinadas. O obejetivo do encontro foi para esclarecer os principais aspectos jurídicos na Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) em Tocantins (Eleições 2020).
Durante a apresentação, foram abordados os aspectos relacionados ao amparo jurídico da atuação das Forças Armadas, as principais condutas permitidas ou vedadas/ Lei Seca, restrições à atuação da tropa, crimes eleitorais e atuação da tropa em caso de prisão em flagrante de delito.
De acordo com o palestrante e chefe da Assessoria Jurídica do CMP, Tenente Ricardo Nery de Sá Ribeiro, é importante padronizar informações e ampliar as ações dos comandos subordinados. "Com isso, passamos o entendimento acerca dos principais aspectos jurídicos da atuação das Forças Armadas nesta operação de GVA, em vista da segurança jurídica da tropa", esclareceu.
Para o Oficial de Operações da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, Major Rodolfo Amorim, um dos participantes da videoconferência, a palestra foi pertinente no contexto da Operação Eleições 2020. "Os ensinamentos transmitidos na videoconferência serão de grande valia para a tropa que será empregada na área de atuação do C Cj PLANALTO", destacou.
Foto: Sd Josuel