Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

2º BFv: capacitação em Equipamentos de Mergulho

Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 18h29 | Acessos: 560
imagem sem descrição.

Araguari (MG) - O 2º Batalhão Ferroviário, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), promoveu uma capacitação em Operação de Equipamentos de Mergulho Dependente para militares de Engenharia, visando a utilização e avaliação de materiais recentemente adquiridos pelo Exército Brasileiro para uso em tarefas específicas da Arma.
O Equipamento de Mergulho Dependente é aquele em que o suprimento de ar é fornecido aos mergulhadores diretamente da superfície, possibilitando o uso de ferramentas para trabalhos de inspeção e reparos de estruturas, corte e solda, derrocagem e demolição, dentre outras típicas da tropa de Engenharia.
A capacitação ocorreu no período de 25 de janeiro a 05 de fevereiro do corrente ano, na Divers University, escola de mergulho profissional homologada pela Marinha do Brasil, localizada na Guarnição de Santos (SP). Ela ocorreu no contexto da obtenção de uma nova capacidade ao apoio de engenharia às operações militares, com o uso desses equipamentos especializados. Participaram da atividade oito mergulhadores, entre oficiais e sargentos, sendo quatro instrutores do CI Eng.
Durante as instruções, destacam-se a operação e manutenção dos componentes do equipamento de mergulho dependente, emergências submersas, resgate de mergulhadores, planejamento de uma operação de mergulho com equipamento dependente e trabalhos subaquáticos com e sem visibilidade, promovendo condições parecidas com as do mergulho militar de Engenharia.
Os concludentes da capacitação estão aptos a planejar, executar e coordenar o emprego de equipamentos de mergulho dependente, assim como aperfeiçoar técnicas e procedimentos, visando o desenvolvimento de trabalhos técnicos de Engenharia.

Fonte: 2º BFv

registrado em:
Fim do conteúdo da página