Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia: troca da Guarda do Quartel-General do Exército

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 20h25 | Acessos: 1151
imagem sem descrição.

No dia 27 de março, foi realizada a Troca da Guarda do Quartel-General do Exército (QGEx), aberta ao público. A solenidade ocorreu na Concha Acústica, em frente a Praça do Cristais e simula o término e o início do serviço da sentinela que sai e que entra. Além de despertar o sentimento de patriotismo, enaltece o cerimonial militar e suas tradições.
Na cerimônia, o Comandante da Guarda apresenta a troca das sentinelas e realiza a inspeção do armamento. Também são inspecionados os uniformes históricos dos militares, denominados Dragões da Independência.

Prestigiaram o evento o Comande do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; o Chefe de Gabinete do Comandante do Exército General de Divisão Fábio Benvenutti Castro; o Secretário-Geral do Exército General de Divisão Francisco Humberto Montenegro Junior; o Comandante do Militar do Planalto General de Divisão Rui Yutaka Matsuda; e, o Comandante da Base Administrativa do QGEx Coronel Armindo Nunes de Medeiros Junior.
Além dessas autoridades militares, outros integrantes da Família Militar também compareceram, como por exemplo, o 1º Tenente Diego Gomes que, ao ouvir o som da banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), do Hotel de Trânsito de Oficiais (HTO), veio à Concha Acústica junto a sua esposa Natália da Costa Santos. O público civil que estava nas proximidades, foi atraído pelas notas dos instrumentos e pelas cores dos uniformes históricos. Patrícia Resende, psicóloga brasiliense, foi uma dessas pessoas “estava passando de bicicleta e a música me atraiu. Decidi parar”, declarou.

Essa cerimônia ocorre em outros países e é mantida por sua beleza e por ser uma forma de mostrar ao público civil um pouco da tradição militar. De acordo com o Secretário-Geral do Exército, a Troca da Guarda trata-se de “um ato solene que simboliza a Troca da Guarda no principal ponto do QGEx e, ainda faz referência ao cerimonial militar e suas tradições”, destacou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página