Combate: Operação Treme Cerrado 2021
Militares do Comando Militar do Planalto participam do maior exercício de combate da força terrestre no planalto central. A Operação Treme Cerrado 2021, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), teve como principal objetivo, o adestramento das tropas da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), responsáveis pela defesa nos estados de Tocantins, Goiás e Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro.
A ação empregou aproximadamente 280 viaturas e contou com a participação de cerca de 2 mil militares das Unidades subordinadas ao CMP.
Treinamentos Operacionais
Ao longo da atividade, foram realizados treinamentos operacionais, tais como Marcha para o Combate, Ataque Coordenado, Reconhecimento e Segurança, Operações Especiais e o Tiro das Armas Coletivas. Problemas Militares Simulados (PMS) foram propostos aos militares em funções de comando, aos quais coube realizar um estudo de situação e decidir pela linha de ação a ser tomada, a fim de trazer mais realidade ao exercício, reproduzindo situações vivenciadas em um combate.
A Operação Treme Cerrado contou com o que há de mais moderno em materiais de defesa. O Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) participou da operação com unidades do Sistema Astros. Esse sistema fortalece ainda mais a artilharia da Força Terrestre como o maior poder de fogo abaixo da linha do Equador.
Na oportunidade, o Comandante de Operações Terrestres teve a oportunidade de inspecionar o preparo e emprego das tropas, verificar a capacidade de mobilização militar, o nível operacional das Unidades empregadas e o poder de combate de cada uma delas, de acordo com a situação.