Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

57 anos da chegada do 2º Bfv em Araguari - MG

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 18h00 | Acessos: 430

O Exército que ajudou a integrar a capital do país ao sistema nacional de transportes.

Em 10 de maio de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário, até então sediado em Rio Negro/PR, chegava a Araguari/MG, com a missão de construir a linha férrea do Triângulo Mineiro até Brasília.

Quatro dias de viagem por trilhos desde o Sul do país. Há 57 anos, às 16h30, soava pelos ares de Araguari o apito do trem que conduzia os integrantes do Batalhão Mauá, trazendo a responsabilidade histórica de integrar a capital federal ao Sistema Ferroviário Nacional, o que se concretizou em 14 de março de 1967.

Foi decretado feriado municipal. A antiga estação ferroviária estava completamente tomada pela população, que disputava cada palmo da área livre da imponente edificação, para acompanhar o desembarque das tropa. Gente nas escadarias, nos acessos à plataforma, em canteiros da praça, nas janelas e portas das casas. Uma chegada emocionante, calorosa e inesquecível, que representava esperança de progresso e preenchia o vazio deixado pela transferência da sede da Estrada de Ferro de Goiás para a cidade de Goiânia. XINGU!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página