Operação Tocantins
O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho e o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes acompanharam os exercícios da Operação Tocantins realizada na cidade de Palmas, de 10 a 14 de novembro.
A Operação faz parte do exercício de mobilização de reservistas do Comando Militar do Planalto (CMP) que tiveram a oportunidade de realizar a reciclagem de conhecimentos militares. Foram ministradas instruções de tiro diurno, noturno e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) dentre outras.
Os reservistas tiveram a oportunidade de simular a ocupação da Usina de Lajeado, importante ponto estratégico do Exército Brasileiro.
Em paralelo foi desenvolvida a Ação Cívico-Social (ACISO) com o apoio do Hospital de Campanha (HCamp) que realizou um deslocamento de 2.160 KM de Resende até Palmas, com viaturas de dotação orgânicas, aproveitando o exercício para adestramento da tropa. O hospital de campanha conta com material e equipamentos de última geração e foi apoiado por médicos do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).
Foram prestados atendimentos nas áreas de pediatria, ortopedia, clínica hospitalar, dermatologia e registraram mais de mil consultas até o segundo dia, tendo a previsão de realização de mais de 3000 mil atendimentos até o final da Operação.