Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Novo Comandante do CMP

Publicado: Sábado, 25 de Março de 2023, 01h23 | Acessos: 3007
imagem sem descrição.

O General de Divisão Ricardo Piai Carmona assumiu o comando do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, nesta quinta-feira (23), substituindo o General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, nomeado para 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

 

Presidida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, a cerimônia contou com a presença de oficiais-generais integrantes do Alto Comando do Exército, representantes das demais Forças Armadas, de oficiais-generais da Guarnição de Brasília e das Organizações Militares diretamente subordinadas ao CMP, familiares, autoridades do Poder Judiciário, convidados civis e militares.

 

“O General Dutra cumpriu a missão de comandar este importante comando com muita honradez. Nossos sinceros agradecimentos pelo excelente trabalho realizado à frente do CMP, onde exerceu com plenitude a liderança e a lealdade que molduram o seu acendrado espírito militar”, declarou o Comandante do Exército, enquanto realizava a leitura de referência elogiosa destinada ao General Dutra.

 

Em seu discurso de despedida, o General Dutra agradeceu a todos que contribuíram com a sua história dentro do comando. “Ter estado aqui, no CMP, foi um presente que recebi do Exército Brasileiro. É chegada a hora de partir para um novo desafio, agora no Estado Maior do Exército, com muita motivação e alegria. No entanto, estarei lá torcendo e vibrando pelo continuado sucesso e realizações do nosso CMP”, declarou.

 

Na 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, o General Dutra atuará na proposição de políticas, diretrizes, planos e orientações gerais para as Relações Internacionais do Exército e para as missões de paz.

 

A fanfarra de música do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, Dragões da Independência, abriu o desfile em homenagem ao novo Comandante.

 

Na sequência desfilaram cerca de 750 militares representantes das mais diversas tropas subordinadas ao CMP, entre elas, os integrantes do Comando de Artilharia do Exército, do Comando de Operações Especiais, da Brigada de Infantaria Mecanizada, do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) e Dragões da Independência, evidenciando as características que são exclusivas da Tropa Planalto.

 

Homenagens

 

Como parte da programação da passagem do comando, aconteceu também, na manhã desta quinta-feira (23), a inauguração do retrato do General Dutra na Galeria dos Comandantes. O espaço tem a finalidade de preservar a história da Organização Militar e servir de inspiração ao Comandante em exercício na tomada de decisão e na adoção das melhores soluções aos desafios que se apresentem.

 

O General Carmona, novo Comandante do CMP, elogiou a passagem de comando e a forma como seu antecessor conduziu o CMP.

 

“Tenho plena convicção de que os desafios serão grandes, mas eu tenho certeza de que, do mesmo jeito que o General Dutra se inspirou nesta galeria, irei me inspirar nesses honrosos ex-comandantes, que fizeram do Comando Militar do Planalto um comando de referência para o país e para a nossa capital federal”, expressou o General. “Nada mais justo que o seu retrato, General Dutra, fique eternizado nesta galeria. Você cumpriu a sua missão com louvor”, completou.

 

Durante a homenagem, a esposa do ex-Comandante, Adriane Corrêa Dutra de Menezes, entregou um buquê de flores à esposa do General Carmona, como gesto de boas-vindas ao Comando Militar do Planalto. A esposa do General Carmona, Rosângela Moraes Carmona, ofereceu um buquê de flores à esposa do General Dutra, como gesto de agradecimento.

 

O General Dutra é o 30º Comandante a ter a foto na Galeria dos Comandantes do CMP.

 

Reconhecimento

 

Na quarta-feira (22), foi realizado, ainda, o plantio de mais uma muda de ipê, no Bosque da Tradição. A planta é uma espécie nativa do Brasil, frequente no cerrado, escolhida como árvore símbolo da nação.

 

O General Dutra ressaltou o comprometimento da equipe com as missões enquanto esteve no comando do CMP. Antes do plantio simbólico, uma benção ecumênica foi ministrada pelo Major Marcus e pelo Capitão Wesley.

 

Na ocasião, estiveram presentes o General de Brigada Ricardo de Castro Trovizo, comandante da 11ª Região Militar, o Coronel Roberto Julian da Silva Graça, chefe do Estado-Maior do CMP, o Subtenente Luis Gustavo Viana Mira, adjunto de comando do CMP, além de outros comandantes de Organizações Militares de Brasília.

 

O Bosque da Tradição foi inaugurado em abril de 2013 e reúne plantas que simbolizam as trajetórias dos antigos comandantes militares do Planalto e da 11ª RM.

 

Novo comandante

 

Natural de São Paulo (SP), o General Carmona ingressou nas fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1985, na Academia Militar das Agulhas Negras, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 10 de dezembro de 1988. Ao ser nomeado Comandante Militar do Planalto, estava designando a função de Diretor de Educação Superior Militar, no Rio de Janeiro.

 

Entre as principais funções exercidas estão: instrutor do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende-RJ, em três oportunidades, sendo na última delas, Comandante do Curso de Artilharia da AMAN; Oficial de Estado-Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Marabá-PA; Oficial de Gabinete do Comandante do Exército no Centro de Comunicação Social do Exército, Brasília-DF; instrutor da Escola Superior de Guerra do Exército na Venezuela; Comandante do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Grupo Bandeirante, Barueri-SP; Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo; Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em Corumbá (MS); Chefe do Estado-Maior do Sudeste (CMSE), em São Paulo, 1º Subchefe do Estado Maior do Exército em Brasília.

 

Foi agraciado, entre outras, com as seguintes condecorações: Medalha da Ordem do Mérito Militar; Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar; Medalha da Ordem do Mérito Ministério Público Militar; e Distintivo de Comando Dourado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página