Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Exército

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h00 | Acessos: 1234
imagem sem descrição.

Mais de 1.500 militares da tropa do Comando Militar do Planalto (CMP) participaram das comemorações do Dia do Exército em uma solenidade militar em frente ao Quartel-General Forte Caxias, em Brasília.
O evento, que aconteceu na manhã da quarta-feira, 19 de abril, contou com toda a capacidade logística e operacional do CMP, com a participação de viaturas blindadas, grupamentos de artilharia de campanha, de operações especiais, hipomóvel e mecanizados. Além das aeronaves e helicópteros da Aviação do Exército.
Esteve presente na solenidade o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, os comandantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, oficiais-generais integrantes do Alto Comando do Exército, autoridades brasileiras civis e militares e convidados.
Durante a cerimônia, o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, relembrou que a defesa da Pátria é o primeiro compromisso histórico do Exército e ressaltou a importância da Força para a nação. “A postura vigilante e atenta de nossos soldados garante a defesa da Pátria e a preservação de nossos imensuráveis recursos naturais. No cerrado, nos pampas, no pantanal, na Amazônia e nos demais biomas, o “Braço Forte” garante a nossa soberania, atua na faixa de fronteira, combatendo ilícitos transnacionais e preservando o meio ambiente, ao mesmo tempo, a “Mão Amiga” coopera, permanentemente, com o desenvolvimento nacional e com o amparo às vítimas de catástrofes”.
A formatura também realizou a entrega de mais de 450 condecorações a autoridades militares e civis, a demonstração artística da Banda Marcial do Exército, Banda do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) e por granadeiros e, ao final, o desfile da tropa.
A data celebra os 375 anos da Instituição e relembra os feitos históricos dos corajosos brasileiros que se uniram para lutar contra os invasores holandeses na Batalha dos Guararapes, em 1648.

registrado em:
Fim do conteúdo da página