Dia do Exército
Mais de 1.500 militares da tropa do Comando Militar do Planalto (CMP) participaram das comemorações do Dia do Exército em uma solenidade militar em frente ao Quartel-General Forte Caxias, em Brasília.
O evento, que aconteceu na manhã da quarta-feira, 19 de abril, contou com toda a capacidade logística e operacional do CMP, com a participação de viaturas blindadas, grupamentos de artilharia de campanha, de operações especiais, hipomóvel e mecanizados. Além das aeronaves e helicópteros da Aviação do Exército.
Esteve presente na solenidade o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, os comandantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, oficiais-generais integrantes do Alto Comando do Exército, autoridades brasileiras civis e militares e convidados.
Durante a cerimônia, o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, relembrou que a defesa da Pátria é o primeiro compromisso histórico do Exército e ressaltou a importância da Força para a nação. “A postura vigilante e atenta de nossos soldados garante a defesa da Pátria e a preservação de nossos imensuráveis recursos naturais. No cerrado, nos pampas, no pantanal, na Amazônia e nos demais biomas, o “Braço Forte” garante a nossa soberania, atua na faixa de fronteira, combatendo ilícitos transnacionais e preservando o meio ambiente, ao mesmo tempo, a “Mão Amiga” coopera, permanentemente, com o desenvolvimento nacional e com o amparo às vítimas de catástrofes”.
A formatura também realizou a entrega de mais de 450 condecorações a autoridades militares e civis, a demonstração artística da Banda Marcial do Exército, Banda do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) e por granadeiros e, ao final, o desfile da tropa.
A data celebra os 375 anos da Instituição e relembra os feitos históricos dos corajosos brasileiros que se uniram para lutar contra os invasores holandeses na Batalha dos Guararapes, em 1648.