Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Aniversário do CMP

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 20h30 | Acessos: 1129
imagem sem descrição.

Uma grande comemoração marcou os 63 anos do Comando Militar do Planalto (CMP) nesta terça-feira, 25 de abril. O evento também celebrou o aniversário da 11ª Região Militar e realizou a entrega de condecorações a personalidades civis e militares.
Presidida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, a cerimônia contou com a presença de oficiais-generais integrantes do Alto Comando do Exército, representantes das demais Forças Armadas, ex-comandantes do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar, de oficiais-generais da Guarnição de Brasília e das Organizações Militares diretamente subordinadas ao CMP, autoridades do Poder Judiciário, familiares e convidados.
“Nos orgulhamos do profissionalismo, da retidão e do espírito de sacrifício do Comando Militar do Planalto. E quando falo deste Comando, enfatizo a força presente na ponta da linha, força responsável pela imagem do Exército Brasileiro e que continua cumprindo sua missão constitucional. Parabéns àqueles que fazem a história deste Comando Militar de Área”, declarou o Comandante do Exército.
O comandante do CMP, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, destacou as principais atividades da Instituição. “Quatro dias após a inauguração de Brasília, estabeleceu-se o poder militar terrestre na nova capital, responsável pela garantia da soberania nacional. Tais missões nos servem de orgulho, mas aumentam as nossas responsabilidades. A atuação do CMP, em umas das regiões mais importantes do país, requer de nossas tropas um constante comprometimento, uma prontidão efetiva e uma lealdade extrema”.
Além disso, 17 autoridades civis e militares foram condecoradas com a medalha da Ordem do Mérito Militar e com o Diploma de Colaborador Emérito do CMP.
No campo de parada Marechal José Pessoa, a tropa entoou a canção do Comando Militar do Planalto e, ao final, desfilaram ao som de dobrados apresentados pela fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.
O CMP é um comando com características particulares, “a nossa principal missão é a de realizar operações de defesa territorial contra ações inimigas, garantir a defesa em sua área de atuação. Mas, também, é o único Comando Militar de Área com atribuição direta de planejar, coordenar e executar as ações relativas à Guarda Presidencial e ao cerimonial da Presidência da República”, afirmou o general Carmona.

registrado em:
Fim do conteúdo da página