Planejamento da Operação Posse Presidencial
Lima Filho, apresentou o planejamento da Segurança e do Cerimonial Militar da Operação Posse Presidencial para o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, e para o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Integrava a Comitiva o 6º Subchefe do Estado-Maior do Exército, Eduardo da Silva, do Chefe do Centro de Inteligência do Exército, General de Divisão César Leme Justo, do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Brigada Otávio Santana Rêgo Barros, do Coordenador de Segurança de Área, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes e o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Antônio Carlos Machado Faillace.
Na ocasião, o Gen Racine destacou os Sistemas de Comando e Controle utilizados pelo Centro de Operações (COp), sobretudo o sistema de câmeras de vigilância, o Pacificador, o Sistema Olho da Água (SOA) e a matriz de sincronização das atividades, que visam a fornecer, ao Comandante da Operação, a maior consciência situacional possível. Ressaltou, ainda, as medidas de coordenação do espaço aéreo estabelecidas para exercer o controle das diversas aeronaves que serão utilizadas.
Na operação, serão empregados em torno de 4 mil militares, distribuídos em atividades de Segurança e Cerimonial Militar e 160 viaturas operacionais. Além do CMP (Exército Brasileiro), integram as ações de segurança a Marinha do Brasil (MB), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando de Operações Especiais (Goiânia/GO) e a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (com unidades sediadas em Cristalina/GO, Ipameri/GO e Uberlândia/MG).
O Gen Ex Vilas Bôas destacou a grande responsabilidade da Coordenação de Segurança de Área e a motivação dos militares do CMP para o cumprimento dessa importante missão.