Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Veterano

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 13h15 | Acessos: 1362

O elo entre passado e o presente marcou a comemoração do Dia do Veterano na manhã do dia 18 de julho no Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília. A data destaca a dedicação, a coragem e o sacrifício de homens e mulheres que defenderam a nação.
Marcado pelas lembranças construídas durante o tempo na caserna, o General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi relembrou pontos importantes de sua carreira, como a entrada na Academia das Agulhas Negras e os grandes Comandos em que esteve presente. O general também falou da importância de ter ao seu lado amigos de farda que o ajudaram no cumprimento do dever. “Nada é individual, sempre é um trabalho em conjunto e ninguém constrói nada sozinho”.
“Saibam que nunca nos esqueceremos de toda abnegação doada à Pátria. E tenham em nós o compromisso da continuidade dos valores militares”, disse o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona durante a formatura.
O jornalista e veterano Alexandre Garcia também participou da homenagem, reconheceu a importância do dia e a sua instituição por meio de Portaria do Exército. Além disso, afirmou que os valores aprendidos dentro da Instituição se perduram por toda a sua vida. “Depois de usar o verde-oliva seguimos sempre em defesa dos ideais da Pátria”.
A solenidade foi presidida pelo general de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal e contou com a presença dos Generais de Exército Darke Nunes de Figueiredo; Renato Joaquim Ferrarezi; Cesar Augusto Nardi de Souza. Além disso, também prestigiaram o evento oficiais-generais da ativa e da reserva, veteranos, Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Brasília e convidados.
O desfile da tropa composta pelos militares veteranos foi o ponto alto da cerimônia. Com muita vibração, os eternos soldados de Caxias desfilaram em continência ao General Allão e ao final foram saudados com uma longa salva de palmas.
Ao celebrar a data, a Força Terrestre, reafirma os laços de respeito e admiração que unem a sociedade aos integrantes do Exército Brasileiro. Os veteranos trazem consigo um conjunto de habilidades, valores e experiências adquiridas ao longo de suas carreiras militares, que servem como exemplo para todo militar da ativa.

Importância do Dia do Veterano

Essa data foi escolhida pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do Brasil, quando os bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornaram da 2ª Guerra Mundial.
Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população pelos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu após o desembarque.

registrado em:
Fim do conteúdo da página