Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Família Militar

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h25 | Acessos: 812

A cultura, folclore e costumes das cinco regiões brasileiras foram o grande destaque da apresentação cultural exibida para a família militar no dia 20 de setembro, no teatro Pedro Calmon em Brasília (DF). A atividade, realizada pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e 11ª Região Militar, fez parte das comemorações do Dia da Família Militar, celebrado em 18 de setembro, ressaltando a importância da instituição familiar, cujas bases se firmam solidamente em valores militares.

O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, ressaltou que o evento foi todo preparado por integrantes da família militar para a família militar: “Estamos em todos os locais do Brasil, sempre apoiados por nossas famílias, enfrentando desafios, nos adaptamos às novas cidades e cumprimos todas as missões, graças ao esteio e a motivação dos nossos entes queridos”.

Abrindo a programação, o grupo do Centro de Tradições Gaúchas difundiu um pouco mais sobre as tradições culturais da região Sul. Em seguida, o espetáculo de capoeira animou todos os presentes no auditório representando a região Nordeste.

Emocionados, também, tivemos um show de samba do jovem João Eduardo Moreira Magalhães, de apenas 11 anos, representando a região Sudeste. Os amantes de uma boa moda de viola, também apreciaram a apresentação do cantor Fillipe Lucas, representando a região Centro-Oeste.

E para finalizar, o Coral do Colégio Militar de Brasília encantou toda a família militar com a apresentação de canções da região Norte.

Prestigiou o evento, o General de Exército, João Chalella Júnior, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, além de Oficiais Generais da ativa e da reserva, os comandantes de organizações militares,  militares da guarnição de Brasília e a própria família militar homenageada.

 Patrona

O Dia da Família Militar, comemorado no dia 18 de setembro, foi instituído por meio da Portaria nº 650, do Comandante do Exército, em 10 de junho de 2016.

A data faz referência ao nascimento de Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca. Seus feitos e sua história de vida são exemplos de valores cultuados de dedicação e abnegação numa família militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página